sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Pato desmotivo, tem motivo?

“Não havia percebido que estava jogando sem vontade, que não rendia ao máximo.” Dá para imaginar que esta frase é de um jovem com 18 anos, penso eu que faz o que gosta e que milhares de garotos gostariam de estar onde está, atua por um dos clubes mais importantes mundialmente falando e tem sido convocado com freqüência para defender a seleção brasileira?

Pois é, o atacante Alexandre Pato falou isso, talvez na inocência de apenas um garoto, ou não, mas disse um absurdo desse. O que Pato precisaria então para jogar motivado? Será que Freud explicaria isso nos tempos de hoje?

Infelizmente acredito que isso tem acontecido com mais freqüência do que imaginamos e não só com o jovem atacante do Milan. Afinal, o que um garoto pode querer, almejar, se é forçado a pular etapas (por culpa dos planejamentos ruins nos clubes, que cada vez mais cedo precisam recorrer as categorias de base) já tem de tudo logo ao começar a carreira: um montante de dinheiro que há tão pouco tempo nem conseguiria imaginar em ter um dia, status de uma estrela do futebol, enorme aparecimento na mídia, entre outras regalias...

O que vocês acham? O quanto antes seria interessante o futebol brasileiro se preocupar com isso, para que não fiquemos mais pobres ainda fora de campo e principalmente dentro dele também, como já está acontecendo. Que o diga o nível do Campeonato Brasileiro nas Séries A e B.

Um comentário:

Anônimo disse...

E ai Denis, quando li a notícia, pensei a mesma coisa que você .. mas acho que essa molecada alcança o céu antes mesmo de provar que é craque ou não. Não gosto de falar do passado, mas é só lembrar a base da seleção da Copa de 94. Muitos jogavam em times pequenos, no Japão, Alemanha, até mesmo no Brasil e entravam em campo com gana. Além disso, quantos bons jogadores nós vimos brilhar aqui sem nunca ter uma chance em um grande da Europa!