terça-feira, 2 de agosto de 2011

ANOS DE CHUMBO (desabafo de um são paulino) - Por Mr. Coldfeet

A janela se abriu, fechou e o SPFC continua apresentando desempenho irregular, novamente a diretoria mostrou sua incompetência em suprir o time de jogadores para todas as posições carentes. É irônico observar como nenhum outro time considerado grande no futebol mundial se permite possuir um elenco incompleto, ou com poucas opções para setores considerados fundamentais, como o meio campo criativo ou a zaga.


Tem se tornado praxe aguardar contratos de jogadores importantes aproximarem-se do fim para que a diretoria golpista inicie então suas tratativas de renovação, o desfecho nós torcedores do tricolor já conhecemos, anúncios de pré contrato assinado e jogador indo embora gratuitamente, e com um agravante sem reposição a altura. Se esse não for o caso temos outras opções, como jogadores com opiniões fortes e que dão a cara para bater não controlam sua indignação via twitter e são dispensados, ajudando a reforçar concorrentes, e tome Rhodolfo e Xandão, aí já viu, 6 gols em 3 jogos, um empate e uma derrota em casa, vitória sofrida fora mesmo com 4 gols marcados (em que pese o brilho da estrela de Adilson Batista).


Há 3 anos ouvi de irmãos tricolores “os anos de chumbo voltaram”, ou seriam “anos de pipoca”, ou ainda os famigerados “10 anos de mediocridade” que se seguem após conquistas de libertadores pelos lados do SPFC?


Eu só sei que são 5 anos de derrotas seguidas e acachapantes para o SCCP, apenas duas vitórias sobre o Santos e uma série de derrotas em campeonatos mata-mata. O SPFC não consegue mais vencer campeonatos fáceis e nem times com elencos um pouco mais equilibrados que o seu.


Nós estamos cansados da diretoria diferenciada cujo planejamento é cair na Copa do Brasil e tomar no c... no brasileiro, cansados da briguinha com CBF por conta de não escolha do Morumbi como estádio de Copa do Mundo, o que culmina com a mão de ferro do STJD e a orientação aos árbitros em não marcar penalidades máximas em favor do SPFC. Gostaria de informar aos donos da razão de plantão e que gostam de ignorar FATOS quando CONVÉM, que nos últimos anos observamos aberturas de janelas de transferência internacional para favorecer determinado time;  impedimento de disputa de amistoso internacional para prejudicar outro;  e adiamento de jogos na tentativa de aliviar a barra de aliados. Então,  não venham com papinho de choro de perdedor.


A torcida do São Paulo clama pela morte ou pelo fim do mandato de J.J., que seus vapores e delírios etílicos deixem em breve o Morumbi.


Analisando brevemente o time formado podemos chegar a algumas conclusões, a zaga é fraca e tem poucas opções. Confiável mesmo apenas o Rhodolfo; o meio campo melhorou substancialmente em termos de opções, mas teremos de observar o desempenho, dados que o meio campo criativo contratado após 5 anos de carência, ainda não estreou.Quanto ao Rivaldo, podemos apenas afirmar que é útil. O  Lucas ainda oscila muito, é triste dizer que sinto saudade de Rodrigo Souto, mas após as ultimas atuações não tenho outra opção. O Carlinhos Paraíba evoluiu muito em suas apresentações e vejo o Casemiro e o Wellington como jogadores fundamentais e que se tornarão indispensáveis.


As laterais continuam sendo um setor frágil e com poucas opções. O Juan não demonstra ser o jogador voluntarioso e que apoiava bem nos tempos de Flamengo. O Henrique Miranda é muito novo e atuou pouco. O Piris, em seu jogo de estréia, praticamente não apoiou e temos apenas Jean numa improvisação para substituí-lo.


No ataque temos sempre de contar com a sorte de Dagoberto estar em um bom dia. Isso é preocupante quando o time precisa ser mais agudo ver as entradas de Marlos e Fernandinho, e o pior é que estamos nos acostumando a esse tipo de jogador inexpressivo e de time médio para pequeno. Luís Fabiano: R$ 17.000.000 que não saram nunca.


Para finalizar nunca imaginei que Adilson Batista seria técnico do SPFC, mas nunca havia imaginado também Ricardo Gomes, Sérgio Baresi ou a volta do Pardal Ressentido Carpegiani.


Quantos anos mais terei de esperar para ver meu time ter um elenco equilibrado de novo, quantos anos vai levar pra eu ver essa diretoria parar de foder meu time e fazer uma c... atrás da outra, além de ser mão de vaca pra caramba quando o assunto é contratação?


Poxa, queriam um bom centro-avante? Porque não mantiveram o Ricardo Oliveira que era mais barato que o Luís Fabiano?


Porque não procuraram o Miranda antes para renovar o contrato? Po rque não deram um corretivo no Alex Silva e mantiveram-no na equipe se não estava nos planos contratar outro de zagueiro? Porque esperar o Goiás liberar o Rafael Tolói... melhor esperar um milagre.


Liberar o Jr. César para o Flamengo, ainda que fosse a Av. Jr. César,( meu Deus!) era uma opção!


Esse ano ainda tem o Brasileirão e a Sul-americana a disputar, mas com esse rol de mancadas os títulos vão ficando cada vez mais distantes.

4 comentários:

Vini disse...

Meu amigo Coldfeet, os anos de mediocridade não foram após o tri continental. Ou o senhor não se lembra do tricampeonato brasileiro? Mas aposto que o SPFC passará por anos de ostracismo. Isso é normal no futebol. Todo grande time já passou por isso, inclusive o próprio SPFC (entre 93 e 2005). A realidade atual é que o SPFC virou presa fácil para o Santos (perdeu todos os últimos mata-matas) e SCCP.

Jefferson Nogueira disse...

E o santos virou presa fácil no brasileirão...

Vini disse...

virou presa fácil. mas isso é só até enfrentar a baba do são paulo. seis pontos garantidos na conta. Se tu é bonzão mesmo, vamos apostar. 100 reais que o santos ganha os dois jogos.

Kakimoto disse...

O Vini tá machão agora hein... Quando o conheci vivia de cabeça baixa, mal falava... O que uma Libertadores não faz...rs...
Bom, concordo em partes com Mr. Coldfeet, pois apesar da enorme e inegável prepotência de nossa diretoria, sobretudo de JJ, foi essa mesma diretoria que nos deu de volta todas as últimas alegrias.
Como o próprio Vini mencionou, isso é normal, pra todo período de domínio, ainda mais como foi o do Tricolor, vem um período de ostracismo mesmo. A diferença é que uns tem 10 anos disso e outros tem 20, 30, 40 ou mais, mas faz parte.
Todavia, sou mais Luiz Fabiano do que Ricardo Oliveira, aliás, salvo protecionismo de uns e outros, o que é normal na seleção, aposto que ele voltará a ser o 9 quando voltar a jogar e como esse time é melhor do que o do Dunga vai cansar de fazer gol. Adorei que a base finalmente tenha tido chance no clube, pena que a coisa em certos momentos estejam sendo feitas alá CBF, ou seja, de forma radical, pois agora a base virou a solução de todos os problemas e não é. Fernandinho e Marlos é dose pra Mamute mesmo, pois vivem apanhando da bola. Já tive muito do que falar de Dagoberto, mas hoje não me sinto no direito de criticar, já que tem levado o ataque nas costas, e muito bem até, diga-se. O vacilo feio mesmo foi Miranda e Alex Silva, visto que principalmente Alex Silva podia ter sido mantido, mas não foi por picuinha da diretoria, orgulho bobo mesmo, necessidade pura de mostrar quem é que manda. O Miranda, por mais que tenha havido erro, e houve, seria inevitável segurar, até pq ele queria ir. Contudo, mesmo com um time sem padrão nenhum, e com alguns jogadores que apesar de bons estarem beirando o ridículo com a falta de comprometimento e futebol, somos terceiro no brasileiro a 2 pontos do líder.
Perder para o SCCP é revoltante, mas é do jogo e a gente já viu que a roda gira... perder para a SEP, bom aí seria demais, mas acho que desse mal está difícil de sofrer e perder para o Santos... pô, com todo respeito ao atual campeão da libertadores e melhor time do Brasil, mas nunca tive rivalidade com esses caras, fico chateado como em qualquer derrota para Vasco, Avaí, Internacional, Ceará, ou sei lá quem.
Os tricolores são sim mal acostumados, todavia é esperar a roda girar de novo aproveitar quando for possível.