quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O MITO QUE A SELEÇÃO NÃO QUER

Poderia ter sido. Esse parece ser o destino do goleiro Rogério Ceni na Seleção Brasileira. Poderia ter sido titular em 2002. Poderia ter sido titular em 2006. Poderia ter sido titular na Copa América. Poderia ter sido convocado por Dunga. Poderia ter sido...

É lamentável que a ignorância de um pseudo-treinador possa privar o futebol brasileiro de ter na meta da Seleção um dos grandes nomes da história do futebol e, do São Paulo Futebol Clube. Muitos podem discordar quando digo "da história do futebol", principalmente os torcedores rivais do tricolor do Morumbi. Mas o passar dos anos provará ser esse o termo que qualificará Rogério Ceni. Reconhecimento esse que já possui internacionalmente, pois, assim como Pelé está para o Santos, em termos de marketing fora do Brasil, Ceni está para o São Paulo. A associação nome-clube.

Marcos foi merecedor de seu posto em 2002. Dida não foi em 2006, embora não tenha falhado em nenhum momento durante o Mundial e nas próprias Eliminatórias (hum...algumas). Mas a vez de Rogério, que foi dada ao Dida, poderia estar sendo desfrutada agora. Falar o que pensa e ser líder devem incomodar algumas pessoas na Seleção. Não para Felipão, que nunca negou a presença de Rogério no grupo de 2002 como fundamental.

Muitos goleiros são ou foram perdoados quando falharam. Rogério não. Uma falha contestável contra o Barcelona, não admitida pelo próprio, incomodou muitas pessoas. O bater de frente com a imprensa ele aprendeu a lidar. Não gostava de comentaristas, que não foram goleiros, discutissem suas atuações. Isso ele mudou também. Mas a opinião de seus críticos não. Talvez de alguns.


Chamavam de perdedor, amarelão, arrogante, entre outras coisas. Vieram a Libertadores, Mundial e Brasileiro. Rafa Benitez, técnico do Liverpool no Mundial de 2005, disse: "Não dá para bater um goleiro desses". Tornou-se o maior goleiro-artilheiro da história do futebol. Jamais contestado na titularidade de seu clube. Nunca perseguido pela torcida. Problemas? Alguns no passado, mas com dirigentes. Aos 34 anos,peça fundamental do tricolor no atual Campeonato Brasileiro. Cumprimentado pelo atacante Palermo, após defesa memorável de seu chute, na partida válida pela Sul- Americana,em La Bombonera.

Alguns dizem que só se diferencia dos outros goleiros por saber jogar com os pés. Lamentável. Somente Marcos bate de frente. Os outros são muitos bons, mas não excelentes. Ah, não sabem sair jogando com os pés.

O que será que precisa para Dunga convocá-lo? Jogar na Europa? Na Ásia? Onde? Ser um frangueiro? Porque não admitir de uma vez que não gosta do estilo dele, da pessoa ou do futebol? Inventar uma declaracão de que iria encerrar a carreira em meados de 2008? Ora, treinador. O contrato vai até metade de 2010. Nada disso apaga o que conquistou na carreira. Mas apesar do apelo de grande parte da torcida brasileira, lamento ver que Rogério Ceni na Seleção... poderia ter sido.


Foto 1: Rubens Chiri (Site Oficial do SPFC)
Foto 2: Acredito que seja do Luis Rosan, fisioterapeuta da Seleção e do SPFC.

29 comentários:

Anônimo disse...

Rogério não é convocado por causa de Ricardo Teixeira.

Anônimo disse...

Um texto que sintetiza de maneira excelente o sentimento dos que acreditam no futebol do Rogério!
Eu desisti da seleção Brasileira há tempos pois percebi que os verdadeiramente melhores nunca são lembrados. Acho o Marcão um grande goleiro, mas pra ser melhor ou igual ao Ceni precisa jogar e não resolve "ter sido". As pessoas que comparam o Capitão tricolor tem inveja, pois o grande sonho deles é ter um ídolo incontestável como ele é e poder explodir em alegria ao ver marca-lo um de seus gols pele seleção ou seu clube!

sonacanela.blogspot.com disse...

Essa seleção é montada por empresários. Só pode.

Anônimo disse...

Desencana com seleção meu. Foi se o tempo que eu torcia para um atleta do meu time ser convocado pra seleção. Os clubes estão acima da seleção no coração de todo o brasileiro. Mas acho que o Rogério teve azar pois o Marcos em 2002 pegou tudo e o Dida querendo ou não é um bom goleiro, assim como o Rogério. Bom goleiro. Ele é mito pra torcida são-paulino, com justiça. Para os outros, ele é um goleiro como Júlio César, Dida, etc, etc.

Anônimo disse...

Concordo com o Vini...deixa o Dunga trabalhar em paz.

Anônimo disse...

Vini, vc ja entregou sua resenha?

Anônimo disse...

Po, num deu, emprestei pra uma galera ai.

Anônimo disse...

Oi Elaine, quer passar em casa pra ver o filme do Truman Capote?

Gerson Sicca disse...

Doni e Júlio César melhores q Rogério Ceni? A CBF tá de brincadeira. O cara é o melhor goleiro do brasil. Sabe jogar com os pés e fecha o gol. Olha as defesas q ele fez contra o Boca. É um absurdo ele não estar na seleção.
Qto ao Inter, que falaste no meu blog, acho q libertadores já era. O time tá muito fraquinho.

Vinicius Grissi disse...

Discordo no "maiores da história do futebol", ou este tipo de coisa. Um grande nome no São Paulo, um ótimo goleiro. Acho que era pra ter sido titular da seleção ano passado, retrasado talvez. Agora já passou, é preciso preparar os mais jovens para a próxima Copa do Mundo. O Brasil tem uma safra incrível de goleiros: Bruno, Diego, Fábio, Cavalieri, Júlio Cesar, Gomes, etc.

Anônimo disse...

O Grissi, tu ta de brincadeira...Se quer preparar goleiro pro futuro, vá pra divisão de base...Seleção é momento pô!

Anônimo disse...

Não acredito na volta do Guns...

Kakimoto disse...

Ó Deus todo poderoso... Perdoai todos estes que envocam e profanam seu nome em vão!
Ceni salva...

Unknown disse...

Realmente, eu tb não entendo o que se passa na cabeça das pessoas. Quando a Copa América começou e vi Doni como goleiro titular eu logo pensei "ahm?!". Rogério Ceni é muito melhor que muitos goleiros brasileiros perdidos pelo mundo afora, mas agora o tempo dele já passou. Só é uma pena mesmo que ele não tenha tido a oportunidade que merecia.

Sidarta Martins disse...

Mas vai-se fazer o que com o anão-Dunga no comando. Parece que ele consegue convocar o Mineiro e ainda fala em renovação sem achar que ninguém iria perceber a contradição.

Abraços,

Anônimo disse...

Rogério Ceni é jogador de clube, não serve para a Seleção. Na minha época não formava nem no segundo quadro. Quanto ao mito ?? Pelo amor de Deus, se ele é um mito do futebol eu fui o que então ?? Ai, como queria jogar atualmente. Pergunte aos seus pais como era o meu futebol. Um abraço ao meu querido amigo Vini, e concordo com o fernando piegas, também não acredito na volta do Guns !

Anônimo disse...

Garotos... quanto tempo não os vejo... fico feliz de saber que estão bem, não é!

Um abraço e não esqueçam de ler A Sangue Frio, é muito bom... eu me emociono e acabo chorando quando lembro-me de Capote!

Obs.: Desculpa Brás, é que estou sem meus óculos !!

Kakimoto disse...

Perguntei ao meu avô sobre este tal de Rui de Rossis e ele disse que não jogava nada... Bom, eu nunca vi jogar, mas se joga tão mal quanto fala, já descobri pq ninguém conhece...

Anônimo disse...

Vini, vou te dar uma segunda chance... Se vc disser quem é que manda no Santos de verdade eu ainda classifico esse time pra Libertadores, fechado?!
É só dizer: QUEM MANDA NO SANTOS É O LUXA!!!

Anônimo disse...

Quem manda no Santos sou eu, Armando Gomes !!! Esse Luxa é apenas um reles funcionário... Vini, se vc falar que eu mando no Santos contrato uma porção de estrelas e ganharemos outro Paulistão em 2008 !!

Anônimo disse...

Quem é este sujeito ai em cima? Tá pensando o que da vida... Não adianta nada contratar um monte de estrelas, pq se não disser que eu mando eu vou sair... Aí, meu filho, adeus Paulistão 2008!!! Vamos lá Vini, é tão simples...

Anônimo disse...

Vamos lá classe, silêncio!

Anônimo disse...

Quem manda no Santos sou eu... Chama o Luxa, coloca ele comigo na messsma nas messssmas condições, e vamos ver quem pega mais minas !

Anônimo disse...

Wilhiam Kakimoto por favor volte para pagar o hot dog que você comeu ontem aqui e não pagou. Ontem a tarde... espero não ter que acionar meus advogados !

Kakimoto disse...

Meu Deus, estão me espionando... Acho que o Vini deve ter colocado alguns jagunços pra me vigiar. Seu Molina, se o senhor ainda não tiver uma representação legal pode comparecer a Defensoria Pública da União que eu arrumo uma procuração pro senhor em troca de alguns lanches, é claro...!!!

Anônimo disse...

Quem aceita meu X-Barata?

Anônimo disse...

Os capangas do Vini estão bem hein... convocar eles prá procurar a Madeleine !!

Unknown disse...

Resumindo, atualmente é o melhor goleiro do MUNDO.

Sidarta Martins disse...

Olá, Tudo certo?

Citei um trechinho do começo do seu texto num escrito que acabei de fazer sobre a vitória de Marcos sobre o Ceni de domingo passado.

Se quiser dar uma olhada: http://nacal.blogspot.com/2008/04/felipo-estava-certo-para-o-domingo.html

Abraços,