segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Professor Ricardo Gomes gosta do bom futebol


Muitos comentaristas e repórteres podem torcer o nariz, mas é inegável dizer que o técnico Ricardo Gomes mudou e melhorou a forma do time do São Paulo jogar.

O Muricy Ramalho é o melhor treinador do futebol brasileiro na atualidade. Isso é inegável. Porém, seu trabalho no tricolor neste ano não foi bom. Muitos fatores podem ter contribuído para isso. Desgaste, atletas, dirigentes e o próprio técnico.

Ver o São Paulo jogar era muito chato. Perdeu os dois jogos para o Corinthians sem demonstrar nenhuma reação. Na Libertadores foi engolido pelo Cruzeiro. Vale ressaltar que no período da competição continental, o tricolor ficou um bom tempo sem jogar e com muito para treinar. E nada de bom futebol.

Fui um dos que criticaram muito a saída do Muricy do São Paulo. Naquele momento era algo até então impensável, perante a escassez do mercado e do grau de competência atingido por ele.

Fugindo da mesmice, a diretoria trouxe o “desconhecido” Ricardo Gomes. Desconhecido como treinador perante o grande publico, pois já atua há mais de dez anos nessa carreira. Alternou bons e medianos trabalhos no Brasil e Europa. Foi muito mal na Seleção Brasileira que disputou o Torneio Pré-Olímpico, não classificando a equipe para as Olimpíadas de 2004.

Após um começo ruim, seu trabalho no tricolor vem aos poucos demonstrando melhoras significativas na forma do time atuar. Além da forte marcação, destaca-se o fim de tentar somente a bola aérea e jogar mais com a bola no chão. Jogadores como Dagoberto e Rycharlyson voltam a mostrar um bom futebol.

O caminho está certo. Vamos ver se o destino almejado será alcançado.

4 comentários:

Dennis Calçada disse...

Se por um lado errou ao demitir o Muricy, por outro acertou em sair da mesmice como foi dito e trazer o RG (indicação do Raí).
Pelo tempo que estava fora, vem surpreendendo pelo fato de conhcer os jogadores e estilos no futebol brasileiro.
Merece um voto de confiança sim...

Vini Cabral disse...

Engraçado que muita gente criticou o RG sem nem esperar. E não só comentaristas renomados, mas também blogueiros! Sou totalmente favorável à "novos" treinadores, para sairmos da mesmice!

Gerson Sicca disse...

Jefferson, o São Paulo estava previsível demais com o Muricy. Acho que a proposta tática dele havia se esgotado.
Com o Ricardo Gomes parece que o São Paulo vai disputar o título de novo pau a pau com o Palmeiras.
Abraço!

Faça parte da Comunidade do Limpo no Lance no Sociedade Futeboleira do Brasil.
Acesse o Limpo no Lance e veja como cadastrar-se

Kakimoto disse...

E dá-lhe RG!
O cara tá surpreendendo mesmo... E nem dá pra dizer que ele anda não passou por um teste difícil no sampa pq talvez ele tenha pegado o momento mais complicado do clube nos últimos 5 anos, mesmo após as últimas eliminações em Libertadores. Pegou um time campeão e tendo que mantê-lo assim, veio na transição de um ídolo, de um cara que já tá na história, que já estava na história, que é são paulino assumido,... E mesmo sob a desconfiança de todos, vem se mostrando muito melhor que a encomenda. Respeito demais o Muricy, mas basta ver o que começa a acontecer no Palmeiras, time fechadinho, marcando de tudo o que é jeito, saídas rápidas de contra-ataque e bolas aéreas... coincidência? Acho que não. Mas vale lembrar ainda que em nenhum momento a torcida criticou o RG, apesar da desconfiança, apenas criticou a diretoria pela grande sacanagem que foi feita com um ídolo.