segunda-feira, 9 de julho de 2007

VOLANTE COM FUTEBOL DE MEIA

Antes do jogo Brasil e Chile, o técnico Dunga comparou o meio-campo brasileiro com o da Argentina. Disse ele que os Argentinos, assim como os brasileiros, jogam com três volantes. Não entendia o motivo da pressão exercida sobre o nosso futebol e nada falado sobre os hermanos.

Caramba. Primeiro que o Brasil não joga com três volantes e, sim, com quatro. Ninguém me coloca na cabeça que o Júlio Baptista é meia ou atacante. É um bom jogador. Na marcação. A Argentina joga com três volantes, mas o Verón, com a bola nos pés é tão bom quanto um meia armador. O cara joga demais.

Algumas pessoas erroneamente classificam o Verón como meia, mas não adianta. O cara é marcador, dos bons. Mas ataca demais também. É fera. E tem outra: No Brasil não há um cara cerebral como o Riquelme. O melhor futebol é dos argentinos, não tem como negar. Claro que o Brasil pode enfrentá-los com esse futebol medonho e vencer. É clássico. Tudo pode acontecer.

Mas não podemos dar moral a esse futebol defensivo empregado pelo nosso treinador. É trágico. Muitos mais trágico se vencer a Copa América assim. Sou brasileiro e torço que vença. Mas a mentalidade tem que mudar. Temos que jogar melhor, atacar mais.


Volto a dizer: Concordo contigo Dunga. Os caras tem três volantes. Mas eles também tem Verón e Riquelme. Quer mais? Melhor não, né?
Foto: BBC Sport

5 comentários:

Gerson Sicca disse...

Jefferson, além disso os volantes argentinos são diferentes. Eles aprendem desde "niños" a roubar a bola e sair em velocidade no 1-2, chegando com força ao ataque, auxiliando os meias no estilo "ataque em bloco" e sufocando a defesa adversária. Os atacantes abrem o jogo pelas pontas, como o Boca sempre faz, e o meio-campo fica com mais espaço para entrar área adentro. Cambiasso, Mascherano e Gago são exemplos desse tipo de volante.
Além disso, o time deles é mais compacto, e tem o Riquelme, como tu bem falou.
Podemos ganhar, mas não dá pra deitar em berço esplêndido. Em Copa do Mundo o buraco é mais embaixo.

Arthur Virgílio disse...

O Zé Roberto era para ser o Verón do Brasil. Se não me engano, inclusive ambos tem a mesma idade.

Semprei gostei do careca argentino, pois é um jogador que marca, mas tem muita qualidade para sair para jogo. Basile olha para o banco e ver Gago e Aimar. Enquanto Dunga enxerga Afonso.

Se for a final contra os hermanos, Dunga estará perdoado em caso de derrota.

sonacanela.blogspot.com disse...

Véron é muito bom mesmo, se ele batesse menos... vamos ver hj. Será q o Brasil vai? abrcs.

Dassler Marques disse...

Verón é um meia que marca e um volante que arma. Bem diferente de Mineiro e Josué, bons jogadores é verdade, mas puramente volantes.

abraço cara!

Gerson Sicca disse...

Bah, essa do arthur de dizer q gosta do careca argentino foi pra matar!