segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O MERCADO EUROPEU NÃO PERDOA!

O último que sair, apague a luz. E assim vai embora um dos últimos remanescentes da vitoriosa campanha são-paulina da Libertadores de 2005. Josué deixará saudades na torcida tricolor. Daquele elenco, somente Rogério Ceni e Diego Tardelli ainda permanecem.

O São Paulo nos últimos anos trabalha de forma inteligente na reposição de seu elenco. Destacou-se por sempre trocar suas peças com jogadores de muita qualidade e, de forma lenta, sem a percepção de todos. Afinal, o time sempre esteve brigando por títulos.

Esse ano algo mudou. Um processo de remontagem de elenco foi criado, mas o desmanche está sendo feito de forma bastante abrupta. Mineiro, Josué, Lenilson, Rodrigo Fabri (?), Ilsinho, Thiago e Marcel (?) saíram, Fredson e Reasco estão lesionados e, tudo acontecendo dentro das competições. Algumas saídas foram acertadas, mas as reposições não estão sendo feitas. Ainda acho que o elenco é grande, mas é bom abrir os olhos, pois essa vantagem toda não garante nada. Ainda restam dezenove partidas.

Mas chamo atenção para um detalhe: O Josué sempre foi um grande jogador. Marca bem e sabe sair para o jogo. Algum tempo atrás, os clubes europeus observavam as equipes e contratavam quem era bom, mesmo sem passagem pela Seleção. Um jogador que esteve três anos em um grande clube do Brasil, jogando um futebol de alto nível, é transferido somente após ter feito uma grande Copa América pela Seleção Brasileira? E o Alex Silva? Está jogando bem, útil para a equipe, mas não provou nada ainda. Foi para a Venezuela, é convocado novamente e, coincidentemente, já está quase na Europa.

Não sei. Acredito que foram convocados por méritos, com certeza. Mas é um detalhe curioso, sem dúvida. E isso não é de agora. O dinheiro do exterior está acabando com nosso futebol, que é desorganizado e mal pagador. Mesmo assim, algo necessita ser feito. Tanto para a melhora de nossa estrutura, como uma proteção aos clubes que, desde muito cedo, já vão perdendo suas jóias raras.




Fotos: Rubens Chiri - Site Oficial do São Paulo FC

9 comentários:

Anônimo disse...

Nesse caso existem os dois lados da moeda. Ao mesmo tempo em que os principais jogadores vão embora do Brasil, abre-se espaço para atletas jovens, que logo irão para a Europa, é verdade, mas que deixam o Brasil sempre em posição de melhor futebol do mundo. Por exemplo, o Diego com 16 para 17 anos era titular absoluto do Santos por não ter opção e pelo bom futebol, claro. O Pato, com 17 foi campeão do mundo, jogou menos de 30 jogos pelo Inter e já está em um dos maiores times do mundo.
Quanto ao São Paulo, mesmo sem esses jogadores, o título está cada vez mais perto. 50% por méritos próprios e 50% pela mediocridade dos adversários.

Anônimo disse...

É engraçado essa surpresa quando os jogadores saem no meio do ano. Desde que o Brasileiro começou a ser disputado pelo sistema de pontos corridos, em 2003, isso acontece. É inevitável, não tem jeito. Talvez seria melhor organizar o calendário para que a janela européia não atingisse justamente o meio do campeonato.

Diego Mesquita disse...

Josué é a espinha dorsal do São Paulo. Muricy já tinha dito algo parecido antes. Será uma perda e tanto.

Botafogo, Cruzeiro e Vasco seguem na briga.

Anônimo disse...

Esqueci de falar uma coisa ... É revoltante ver jogadores que jogam em times grandes do Brasil se transferindo para pequenos europeus.

Gerson Sicca disse...

Jogar no Eolfsburg, estando entre os "selecionáveis" é brincadeira. É mais ou menos o q aconteceu com o muito bom Daniel Carvalho, que até hoje está no CSKA.
Jefferson, acho q o q determinou a saída do Josué foi o fato do contrato terminar em 13 de janeiro do ano q ve, se o São Paulo segura não leva nada. Foi mais ou menos o q aconteceu com o Daniel no Inter. Ele foi vendido pela "bagatela"de 4,2 milhões de dólares, sendo que uma parte foi para sugadores(empresários).
Grande abraço

Gerson Sicca disse...

Wolfsburg

Dassler Marques disse...

Há uma série de ótimos garotos na base, de onde vem o Breno, por exemplo.

Nomes como Sérgio Mota, Serginho, Jackson, Andrezinho (na Ponte),Aislan, Éric e Thiago podem ser promovidos rapidamente e têm tudo para dar conta do recado.

abraço cara

Anônimo disse...

Concordo com muita coisa que foi dita aqui, mas a que mais concordo é com a revolta do Vini sobre perdermos nossos grandes jogadores para times pequenos da Europa... É difícil falar, mas prefiro ganhar "mal" (já que mal mesmo eles não ganham...) e ser campeão, reconecido, valorizado pelo próprio povo e constantemente convocado para a seleção do que ganhar muito bem e só. Ou alguém acha que o Josué vai conseguir mais do que isso lá? O time dele é muito fraco, mesmo que seja o novo Clodoaldo por lá não vai dar em nada... Talvez ainda consiga continuar na seleção, mas penso que isso ocorrerá só pelo fato do treinador ser o Dunga!

Anônimo disse...

O Júnior tb é remanescente de 2005, mas o teimoso não põe ele pra jogar (mesmo gordo como está ainda é um lateral esquerdo fudido!). O futebol Brasileiro caminha para a merda e logo logo apenas os times do Luxemburgo vão ser campeões pois é o único que contrata os melhores jogadores e cujos times surpreendentemente não vendem ninguém!
O São Paulo pode estar na frente, mas irrita muito sua torcida por nunca abrir os cofres na hora certa, incrível como o dinheiro sempre evapora!
É muito ruim ver os ataques "conta gotas" de hoje em dia e defesas irremediávelmente medonhas, até o Júlio Santos é considerado reforço. Se o Brasil não reestruturar seu calendário e sua maneira de gerir o futebol vai ficar ainda mais feio!