terça-feira, 4 de novembro de 2008

Liga dos Campeões

Grupo A

Roma 3x1 Chelsea
A chamada vitória para lavar a alma. Com um começo de temporada que não é dos melhores, o resultado positivo era obrigação da Roma se quisesse se manter viva na Liga dos Campeões. Mesmo sem contar com jogadores fundamentais como Totti e Aquilani (principalmente após a saída de Mancini), os italianos foram superiores aos Blues e impuseram a segunda derrota de Felipão no Chelsea. Agora, viva na competição e brigando com o Bordeaux pela segunda vaga, a boa equipe do técnico Luciano Spalleti agora tem tudo para se reencontrar com a boa fase.

O Chelsea que era apontado como favorito, mesmo fora de casa, vem mostrando uma certa irregularidade até o momento. Além de mostrar dificuldade para passar por adversários que joguem bem fechado. A dependência nas boas atuações de Lampard também é um ponto fraco, já que o Deco ainda não é o mesmo do Barça. Quando Ballack retornar talvez esse problema seja resolvido.

CFR Cluj 1x2 Bordeaux
Com essa derrota em casa o CFR Cluj mostrou que não passou de fogo de palha o bom começo na fase de grupos (vitória sobre a Roma, na Itália) e merece ocupar a quarta e última colocação do grupo. Já fez demais e dificilmente também ficará com uma vaga na Copa da Uefa.

O Bordeaux fez o dever de quem busca avançar à próxima fase e colocou em prática o favoritismo. Gols de Gourcuff (ex-Milan) que sem ter um Kaká pela frente tem seu espaço para jogar mais e ter mais sequência de jogo e do brasileiro Wendel (ex-Santos e Cruzeiro). Apesar da boa impressão causada até agora, deve mesmo ficar com um lugar na Copa Uefa.

Grupo B

Anorthosis 3x3 Inter de Milão
Resultado que derruba qualquer bolão. Sem contar com Sávio (talvez seja por isso) o time cipriota deu um suador na Inter de Milão e sem dúvida é a principal surpresa não só desse grupo, mas acredito desta fase de grupos. Vice-líder com cinco pontos está mais que na luta pela segunda vaga.

Num esquema bem dizer suicida, ao menos entendi como um 4-2-4 em campo, já que Quaresma e Mancini, ambos abertos pelas pontas, retornam para recompor o meio-de-campo, o técnico Mourinho quase se deu mal. No entanto, esse esquema tático deve ser louvável e nem todos tem essa ousadia de colocar em prática. Com mais tempo para treinar, além da qualidade e quantidade de bons jogadores, os italianos ainda vão dar show. Em relação a vaga, apesar desse tropeço, está mais que garantida.

Werder Bremen 0x3 Panathinaikos
De favorito para conquistar a segunda vaga à lanterna do grupo. Uma tremenda decepção. Além do fato de jogar em casa, com todo respeito aos gregos, ninguém acreditava que pudessem vencer lá, ainda mais por um placar dilatado. Até um lugar na Uefa ficou difícil, pois vai enfrentar a equipe do Chipre, que vem motivada, fora de casa, e encerra com a Inter de Milão, na Alemanha. Diego até que tenta ajudar o time a chegar a pontos mais altos, mas sozinho fica difícil.

Apenas o quarto colocado no campeonato local, o Panathinaikos se apega na competição européia. O fato do time cipriota ser seu concorrente direto pode lhe dar esperança de conseguir êxito. Mas a tarefa será difícil, principalmente para quem deposita muita confiança em Gabriel e Gilberto Silva.

Grupo C

Barcelona 1x1 Basel
Quem esperava pela sétima goleada do Barça na temporada, o empate não deixou de ser decepcionante. O adversário não se expôs tanto como no jogo de ida e causou dificuldade para os espanhóis em pleno Camp Nou. Que sirva de lição ao técnico Guardiola. Ficou notório também como o Barça é um sem o Messi (primeiro tempo) e outro com ele.

Era certo desde o início que não conseguiriam nada nesse grupo, porém, somar apenas o primeiro ponto agora é muito pouco para o time suíço.

Sporting 1x0 Shakhtar Donetsk
Vitória importante e que sacramentou a conquista da segunda vaga, justamente com seu concorrente direto desde o começo desta disputa da fase de grupo. Objetivo inicial conquistado. No entanto, depois não deve passar das oitavas-de-final.

Os ucranianos mais uma vez chegaram como possíveis surpresas e mais uma vez não corresponderam a expectativa. Até possuem bons jogadores, mas a falta de experiência em disputas de competições européias ainda pesa muito.

Grupo D

Liverpool 1x1 Atlético de Madri
Novo empate pelo mesmo placar. O equilíbrio também pode se ver na classificação, ambos com oito pontos. Mas desta vez o Atlético deveria levar a melhor, já que não existiu o pênalti em cima de Gerrard, que o próprio cobrou e converteu. Porém, vale lembra que na ida os Reds é que foram prejudicados com ao menos dois impedimentos. Portanto, “elas por elas”. É certo que a duas vagas serão dessas equipes.

Olympique de Marseille 3x0 PSV
Apenas a primeira vitória dos franceses depois de três derrotas seguidas. Há tempos não é o mesmo OM que impunha mais respeito. Com esse resultado ambos praticamente dão adeus e agora disputam uma vaga na Uefa.

O PSV perdeu alguns jogadores, entre eles o peruano Farfan e o brasileiro Gomes, e não teve reposições ideais. Mero coadjuvante na competição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rodada estranha essa da Liga dos Campeões... Por melhor que ainda seja o time da Roma (e acreditem, ele ainda é...) não esperava mesmo uma vitória tão avassaladora sobre o Chelsea. O time de Felipão ainda sente mesmo muita falta do Ballack, fora que eu concordo com a birra do Anelka nesta semana de que eles poderiam perfeitamente jogar com 2 atacantes...