segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ENGRAÇADÃO ENTÃO?


Alguns anos atrás, me preocupava com a situação do diploma de jornalismo. Muitas empresas contratavam e continuam contratando profissionais de outros ramos para escrever sobre assuntos específicos, como política, esportes, economia entre outros.


Mas nós jornalistas não estamos sozinhos nessa questão absurda. É verdade. Outra área está sofrendo com esse dilema. Quem? Qual? O quê?Como? Os treinadores de futebol. Isso mesmo. Será absurdo?Acho que não.


Sou crítico ferrenho do pseudo-treinador Dunga. Entendo que não é capacitado para o cargo. Nunca foi treinador e caiu de pará-quedas na seleção. Já vi jogador-treinador ao mesmo tempo. Absurdo. Alguns casos até dão sorte, conseguem resultados. Mas não está certo. Minha ladainha quer chegar aonde, você deve estar se perguntando. Maradona.


O craque e ídolo argentino faz lobby para ser o próximo técnico da seleção de seu país. Só pode ser brincadeira. Que capacidade ele tem para requerer isso? Nunca treinou nada, nem peteca. Ninguém discute seu passado com a bola nos pés (não fora de campo), mas poxa, vamos falar sério. Existem profissionais capacitados para isso, que estudaram e se desgastam dia-após-dia em seus clubes.


Muita papagaiada isso tudo. Só porque jogou bola, pensa que pode estar lá? Vou eu então, vai você, nós todos também achamos que sabemos algo de futebol. Perai né! O Pelé, maior de todos, não é técnico. Alguém vai dizer que ele não entende de bola(não vale os comentários)? Claro que entende, mas não é técnico. A vida é assim. Cada um na sua.


Se liga Maradona!Engraçadão então?


Foto: Fifa




4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o senhor. Várias atividades sofrem desse mal e talvez o jornalismo seja a maior de todas... Mas como diria Vicente Matheus "Essa é uma faca de 2 legumes", afinal quem já não viu um jogo com Noronha, por exemplo, e se perguntou "Meu, o que esse cara sabe de bola..."... Acho muito válido que cada vez mais ex-jogadores participem da vida dos clubes que ajudaram a construir, porém um mínimo de preparação haverá ter e não cair de paraquedas, como o senhor Dunga!

Anônimo disse...

Cito apenas dois nomes com totais condições de assumir: Carlos Bianchi e Batista. Se Maradona for escolhido será muito mais como um reverência pelo que fez como jogador do que capacidade para nova função.
O dia-a-dia de um treinador no clube é fundamental para compreender melhor a profissão, pos não basta só saber de tática...
Outro dia ouvi o Mancini falando que o Mourinho não repete um treino, sempre algo diferente, para não deixar os jogadores desmotivados...esse sim é técnico!

Vini Cabral disse...

Maradona é puro folclore hoje em dia.

Vini Cabral disse...

E não é que confirmaram o gorducho como treinador?