segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Vitória não pode esconder falhas


Boa vitória por 4 x 0, fora de casa, mais três pontos conquistados e agora ocupando a vice-liderança nas Eliminatórias para a Copa de 2010. Sim, olhando isso está tudo perfeito, se melhorar estraga, mas não é bem assim, porque a Seleção voltou apresentar falhas e que não devem ser esquecidas.

Pela característica do jogo que permitiu o Brasil utilizar sua melhor arma, o contra-ataque, as duas laterais do time de Dunga não foram exigidas, mas é nítido que esse setor (tanto direito quanto esquerdo) precisa de mais atenção. Além de não avançarem como deveriam, falta a aproximação dos homens de meio-campo para produzirem algo.

Essa necessidade fica mais nítida quando enfrenta um adversário que jogue fechado. Um exemplo recente foi o empate sem gols diante da fraca Bolívia. Ah, podem falar “mas o Kleber deu um belo passe para um dos gols”, mas isso é o mínimo que se espera dele. Sabemos do seu potencial, mas esse ano deve ser o ou uns dos piores de toda sua carreira, que o diga os torcedores santistas.

A dupla de volantes também não me agradou. Há tempos Gilberto Silva não vem bem e está jogando apenas com o nome. Josué possui qualidade, mas não a ponto de ser titular. A defesa ficou muito desprotegida (apesar da fragilidade do adversário). Para comprovar isso basta ver a quantidade clara de gols que os donos da casa tiveram e graças a ótima atuação de Júlio César o pior não aconteceu. Portanto, é um desperdício ter jogadores como Lucas e Anderson a disposição e não aproveitá-los.

Continuando no meio, Elano foi bem, principalmente no segundo tempo, mas com a volta de Diego vai retornar ao banco. O trio Kaká, Robinho e Adriano merece elogio também. No entanto, o momento para ocupar a vaga de matador brasileiro tem que ser de Luís Fabiano (que ficou fora desses dois jogos), que vive uma das melhores fases.

Com erros e acertos o Brasil vai conquistando seu objetivo, porém, não convencendo muito ainda.

Foto: Folha de S. Paulo (Fernando Llano/Associated Press)

2 comentários:

Vini Cabral disse...

Concordo rapaz!

É triste ver dois laterais que não apóiam. É preferível jogar como os times europeus então, com quatro zagueiros e liberando os volantes!

Anônimo disse...

Já não existem laterais como antigamente !!